quarta-feira, 24 de abril de 2013

7 alimentos que ajudam a evitar a depressão e ansiedade

Oii meninas!

No mundo em que vivemos, não há espaço para o erro. A pressão sofrida por vestibulandos, a obrigação de um pai/mãe em prover o melhor para a família, a cobrança dos outros de modo geral, pode levar-nos a ficar ansiosas e até depressivas. Mas existem alimentos que pode nos ajudar a evitar essas consequencias. Olhem só...

1 - Alface: substâncias encontradas principalmente nos talos das folhas como a lactucina e lactupicrina, atuam como calmantes naturais. E melhor ainda, pode comer à vontade!

2 - Espinafre e brócolis: previnem a depressão. Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células, assim como o magnésio, o fosfato e às vitaminas A e C e ao Complexo B, que garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.  


3 - Peixes e frutos do mar: diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio, que agem diretamente no cérebro. Cereais integrais e chocolate (com moderação) também são ótimas fontes de zinco. O selênio também pode ser encontrado no atum enlatado e na carne de peru.

4- Chocolate: Se comer com moderação (não abusem meninas), também é uma ótima fonte de zinco, diminuindo a ansiedade.

5 - Laranja: promove o melhor funcionamento do sistema nervoso. É um ótimo relaxante muscular, ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. A fruta é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B. A ingestão de vitamina C inibe a liberação de cortisol, principal hormônio relacionado ao estresse no corpo.

6 - Castanha-do-pará: melhora sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. Também é rica em selênio, um poderoso agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária recomendada de 350mg. 

7 - Maracujá: Ao contrário do que diz a crença popular, a fruta não é calmante, mas sim suas folhas. As folhas contêm alcalóides e flavonóides, substâncias depressoras do sistema nervoso central (SNC), o conjunto do cérebro com a medula espinal, responsável pela sensibilidade e pela consciência. Por isso, elas atuam como analgésicos e relaxantes musculares.


São dicas importantes e super práticas. A maioria dos alimentos são uma delícia e fácil de encontrar. Aproveitem!

Beijos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário